Jump to content
To block spammers, this forum has suspended new user registration ×
Comet Forums
To block spammers, this forum has suspended new user registration

Música banida da BBC


perfectshapes8

Recommended Posts

Os melhores singles banidos pela BBC

Em 1977, quando a Inglaterra estava comemorando o Jubileu do Queens, os Sex Pistols lançaram seu segundo single intitulado God Save the Queen. O single inclui letras polêmicas que rimam o título do hino nacional com o regime fascista. Além disso, a capa do disco exibia uma foto da rainha com um alfinete de segurança preso no nariz.

O single foi considerado ofensivo por ser tocado pela BBC, mas isso não o impediu de alcançar o número dois na parada oficial de singles da BBC. De acordo com o mito, God Save the Queen foi o single mais vendido no Reino Unido na época, mas foi retido no número um para evitar controvérsias.

Serge Gainsbourg e Jane Birkin dueto escandaloso Je TAime ... Moi Non Plus, traduzido: Eu te amo... nem eu, foi o primeiro hit número um a ser banido pela BBC. Embora na época de seu lançamento, em 1969, a revolução sexual fosse celebrada, a rádio britânica ainda não conseguia lidar com letras tão explícitas, sem contar os gemidos e gemidos de Birkins.

A proibição da BBC e a denúncia do Vaticano, não impediram Je TAime ... Moi Non Plus de ser um single mais vendido no Reino Unido e no mundo. Em 7 de outubro de 1969, o single alcançou o número um na parada oficial de singles da BBC. Ao mesmo tempo, alcançou o número 69 na parada de singles dos EUA.

Je TAime ... Moi Non Plus foi uma grande influência em outro single proibido pela BBC, Donna Summers, pioneira da discoteca de 1976, intitulada Love to Love You Baby. Depois de contar 23 orgasmos falsos realizados por Summer in Love to Love You Baby, a British Broadcasting Corporation baniu a música. No entanto, isso não impediu que se tornasse um grande sucesso. Love to Love You Baby alcançou o número quatro nas paradas de singles do Reino Unido, mas chegou ao número dois na parada pop da Billboard.

Relax by Frankie Goes to Hollywood é um dos singles mais controversos, bem como singles de sucesso comercial da história. A BBC não apenas proibiu a música, mas também não impediu o DJ da BBC Radio 1, Mike Read, de expressar publicamente seus sentimentos de desgosto pelas letras explícitas do single. Em 1984, Relax permaneceu nas paradas de singles do Reino Unido por 42 semanas. Em cinco deles, ficou em primeiro lugar. No final de 1984, a envergonhada tia Beeb removeu a proibição. Relax ainda é muito popular em todo o mundo e é um dos símbolos mais reconhecidos da época. Os argumentos sobre se obteve um sucesso tão grande apesar da proibição da BBC ou da proibição da BBC ajudaram a promovê-lo ainda não foram resolvidos.

A resposta de Paul McCartney e dos Wings aos eventos do Domingo Sangrento de 1972, intitulada Give Ireland Back to the Irish, foi banida por todos os meios de comunicação no Reino Unido. Foi proibido de ser transmitido pela BBC, Radio Luxembourg e Independent Television Authority. Além disso, o título da música não podia ser pronunciado no ar, então, quando chegou ao programa da BBC Radio 1, foi apresentado como um disco pelo grupo Wings. No entanto, Give Ireland Back to the Irish atingiu o topo das paradas de singles irlandesas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

They're not the only ones to ban music Cassie - Irish (and British) radio banned Irish 'rebel' (nationalist) music from the early '70s and maybe I shouldn't mention Spain with 'Ay Carmela, 'A las Barricadas', Los Cuatro Generales, etc

No Pasarán!!!

Link to comment
Share on other sites

I watched ¡Ay, Carmela! when I was living in Toronto during a film festival ( I had to ask my parents about some of the  (political) content  because I didn't know much about it, back then, mind you... now, I can look back and not wonder why during those years, they had decided to ban it in Spain, with the current political state they were enduring, back then.

Things have changed since that era,mind you, as they've even shown it on (public) TV from time to time.

Link to comment
Share on other sites

Ay Carmela was a song about the International Brigade back in the 1930s - the movie came a LOT later. If you sang it in Spain while Franco was in charge, you ended up in jail

Viva la Quinte Brigada!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...